quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Amamentação: É bonito, saudável e está na moda.

Para quem não sabe, dia 01/08 foi o Dia Mundial da Amamentação. Durante toda esta semana está acontecendo diversas manifestações e eventos em prol da causa. Muito justa, diga-se de passagem.
O ato de amamentar é uma das melhores coisas de ser mãe. É um momento mágico que nos faz sentir femininas, fêmeas propriamente ditas.

Maria Luísa mamando com 2 dias de vida.
É um orgulho para quem é mãe saber que o leite que ela produz é o alimento essencial para seu filho. Que o bebê cresce forte graças a este alimento. Eu ficava toda boba, afinal, ninguém além de mim era capaz de tal proeza.

Meu recado para as mamães, é o mesmo que pregam por aí: NÃO DEIXE DE AMAMENTAR SEUS FILHOS.  Porém, vou enumerar os benefícios que eu senti na pele ok?
a) É uma vacina natural: Maria Luisa não ficou doente nenhuma vez enquanto mamou.
b) Bebê ganha peso: verdade. Nunca precisei “engrossar” mamadeira ou seja lá o que for para ela ganhar peso e ficar fortinha. Meu leite o fez.
c) Bebê tem menos cólica: Maria Luísa não teve cólicas terríveis. Apenas um pouco de gases presos até os 4 meses.  O leite materno é mais fácil de ser digerido do que o artificial, o que causa bem menos cólica.
d) Mamãe perde peso mais rápido: engordei 22 kg na gravidez e perdi tudo antes de ela completar um ano. Sem dieta nem exercício. Ou seja, se você se ajudar e fazer exercício, perde ainda mais rápido. São 800 calorias por dia só para produzir o leite!!!!
e) O útero volta para o lugar mais rápido: verdade. Cada vez que se dá de mamá, o útero contrai muito e manda embora tudo de ruim que fica no corpo.
f) Protege a mãe contra câncer de ovário e mama: Olha, eu tinha um tumor benigno no seio que sumiu. Talvez esteja relacionado.
g) Relação íntima com o bebe:  sem igual. É um momento só seu e de seu bebê. Muita troca de carinho. Quer ver quando eles são maiorzinhos e dão risada quando ganham a “maminha”.

Estes são alguns benefícios que lembro agora. Mas tem muitos outros como: está sempre prontinho e na temperatura certa. É muito bom não ter que levantar para fazer mamadeira no meio da noite no inverno.
Mas enfim, amamentem. Encorajem suas conhecidas a amamentar. Algumas mães não tem ideia do tamanho do beneficio para si e para seu filho.

Maria Luísa de 01 a 8 meses.

Não venha com historia de leite fraco. Isso não existe. É mito de vovó! Quando o bebê não se satisfaz, é porque não pega direito o peito e não mama o suficiente. Alguns bebês dormem no meio da mamada (Maria Luísa... oi!), aí você precisa acordar para voltar e mamar direito. Senão logo depois o danadinho acorda morrendo de fome.

Gente, lógico que existe mães que não conseguem amamentar. Algumas mulheres tem sim deficiência nas glândulas mamarias e não produzem leite o suficiente. Mas é uma minoria. O que falta é paciência e boa vontade de algumas mães. Quando a gente coloca um filho no mundo, tem que estar ciente que você “doou” sua vida àquele serzinho. Então tem que se esforçar.
Se você tem interesse e está com dificuldade, procure o Banco de Leite da sua cidade. Aqui em Blumenau o telefone é: (47)3326-7570 . Elas tem toda a paciência do mundo e ensinam as mães interessadas.

E se você, assim como eu, tiver muito leite a ponto de ter que jogar fora porque sobra, também procure o banco de leite. Doe seu excesso para crianças que precisam. Eu doei do primeiro ao 5° mês da minha filha. É um ato de amor dobrado.

Olhando nos meus olhos e fazendo carinho.

Inclusive, vale salientar que deixei de amamentar justamente por causa do excesso de leite. Meu organismo não "entendia" que à noite precisava produzir menos leite, pois a Maria Luísa não acordava mais para mamar. Resultado: mastite. E Maria Luísa não querendo mais o peito. Foi mais penoso para mim do que para ela, que pegou a mamadeira sem problemas. Mas depois aceitei que minha missão tinha sido cumprida: amamentei exclusivamente até os 6 meses  e segui amamentando até os 10 meses.
Porém confesso que às vezes penso no “se”. Se eu tivesse amamentado mais, de repente minha filha não tivesse desenvolvido estas alergias. Mas evito pensar, afinal, foi ela quem deixou o peito.

Post gigante, afinal este assunto rende muito que falar. Se alguém tiver dúvidas ou sugestões sobre o assunto e quiser conversar em particular, fique a vontade. Meu e-mail é xmichellix@gmail.com.

Beijinhos com sabor de mamãe!

Mi

Um comentário:

  1. Miii .. que peninha que vc teve que parar .. que seu corpo não "entendeu" q a Maria não mamava mais de madrugada ...
    eu graças a Deus amamento até hoje .. o Bruno tá com 1 ano e 7 meses .. se tudo der certo, vai mamar até os 2 anos .. quem sabe, um pouco mais..
    concordo com tudo o que vc falou! o Bruno tbm nunca teve nenhum problema de saúde.. tbm perdi meus 16kg adquiridos na gestação .. etc ! :)
    e tenho encorajado todas as mamães a amamentar tbm! :)
    um beijão!!!

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui no meu cantinho!
Vou amar se você deixar um recadinho viu?

Beijinhos!