domingo, 8 de maio de 2011

Ser mãe. Por mim mesma.

Eram 23:00h do dia 12/04/2010 e eu, uma barriguda de 80 quilos, fui tomar um longo banho morno depois de um dia exaustivo. Estava cansada, com dores nas pernas e nas costas. Nada anormal para uma grávida de 36 semanas (8 meses) que tinha passado o dia fazendo mil e uma coisas.
Não sei por que razão, mas minha disposição era imensa neste dia. Lavei a roupa, passei-as, fiz almoço especial e sobremesa. Trabalhei em algumas tabelas para meu marido, conferi novamente a bolsa da maternidade. Estava tudo certo.

Quando saí do meu banho fabuloso, percebi que as dores nas costas estavam me incomodando um pouco mais que o habitual. Deitei na cama, mas parecia que o sono não vinha. Sentia-me agitada. Parecia uma formiga de um lado para outro. Meu marido dormia.

Liguei o computador para ler um pouco. Comecei a ler mais sobre trabalho de parto, e as dores começaram a aumentar. Acordei meu marido e disse q não estava me sentindo muito bem. Fui ao banheiro e tinha sinal de sangue. Me preocupei. Começamos a arrumar as coisas para ir ao hospital fazer uma avaliação, afinal, sangue é sempre preocupante, embora ainda faltasse quase um mês para o prazo de a Maria Luísa nascer – 07/05/2010.

Arrumei tudo, troquei de roupa e fui ao banheiro novamente, aí veio a surpresa: o tampão que “veda” o colo do útero “caiu”. Começou a dilatação. Acho que está na hora.

No caminho para o hospital, as contrações foram aumentando e cada vez mais eu tinha certeza de que minha menina estava a caminho. Um sentimento de medo misturado com felicidade, ansiedade misturado com preocupação.

Ao chegar ao hospital, uma acadêmica veio me examinar. Eu já tinha 2 para 3 cm de dilatação. Ela chamou a enfermeira obstetra para verificar se eu ficaria ou voltaria para casa (meu pavor, tudo o que sempre desejei foi ter certeza da hora e não ficar indo e vindo). Ela fez o exame e eu já estava com 4 para 5 cm, em menos de meia hora!!! Me internaram na hora.

E assim o tempo foi passando. Contrações de tempo em tempo. Enfermeira monitorando para ver se estava tudo certo. Bolsa estoura. Ansiedade. Dor. Medo. Angústia que algo desse errado. A sensação estranha de você não ter nem ideia do que vem a seguir. Meu marido segurando a minha mão e repetindo que ia dar tudo certo. Sendo que eu sabia que ele estava com mais medo do que eu.

De repente a enfermeira grita: está na hora!!! Vamos conhecer sua filha Michelli? – A lágrima correu e o coração disparou. Vamos lá.  Parto normal. Sala de parto, tudo diferente do que vemos em filme. Não é tão bonito e você também não está tão bonita rsrsrs. A verdade é que neste momento, você esquece absolutamente tudo. A vergonha, o fato de estar sem roupa na frente de estranhos, seu marido te vendo naquela situação tão delicada. Em nenhum momento eu pensei em mim, no que poderia acontecer comigo. Eu estava focada apenas em colocar minha filha no mundo, o resto não importava. Surreal.

6:03h do dia 13/04/2010 (quase um mês antes do previsto), um choro forte ecoou naquela sala imensa. A música mais bonita que se pode imaginar. Eu olhei para aquele rostinho. Aqueles olhos grandes me olhando no fundo dos meus. O tempo parou. Sorri, chorei, agradeci a Deus por ter dado tudo certo, por meu parto ter sido rápido e fácil, por nós duas termos saúde e por eu ter sido capaz de ser mãe. O desconforto da gravidez, meu corpo com muitos quilos a mais (engordei 22!), o trabalho de parto, tudo sumiu. Éramos apenas eu e ela, num momento só nosso, protegidas pelo homem de nossa vida, que agora era pai. Uma família completa.



Ser mãe é uma coisa inexplicável. É sentir seu coração batendo fora do corpo. Sentir orgulho de saber que o leite que meu corpo produz alimenta minha filha. É chorar de alegria a cada descoberta. É ter vontade de abraçar e manter aquele bebê perto do seu corpo para o resto da vida. É abdicar de uma série de coisas em troca de outras que você nem é capaz de imaginar. Mas que são tão boas que fazem TUDO valer a pena.

Enfim, sejam mães.

Feliz Dia das Mães.

Beijinhos. 

6 comentários:

  1. lindo esse post.
    Me emocionei lembrando do dia que a Maria nasceu... eu tbm estava lá

    bjo Jana

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post.. Parabéns Mi!!!

    ResponderExcluir
  3. oii Mi .. que emoção .. tô chorando aqui .. ser mãe é maravilhoso .. e o dia que nossos filhos chegam com certeza é um dos mais felizes de nossas vidas ... um beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Certeza que é o mais feliz.
    Se eles imaginassem nossa espera, nossa ansiedade, nosso amor... nao eh mesmo?

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui no meu cantinho!
Vou amar se você deixar um recadinho viu?

Beijinhos!