terça-feira, 17 de maio de 2011

Eu e o e-commerce - Parte 2

Aos meus leitores queridos, peço desculpas pela ausência. Fim de semana agitadíssimo e segunda-feira meio negra, regada à rinite, sinusite, dor de cabeça... e um bebê com dentinho nascendo. Quem tem filho, sabe como são os “dias negros”, quem não tem... vai descobrir :)

Em minhas “surfadas” por aí, tenho me deparado cada vez mais com reclamações feitas por clientes em sites como o Reclame Aqui. Não sei ao certo se isso virou modinha ou comodismo: mais fácil botar a boca no trombone do que tentar uma solução com as empresas. Também não sei ao certo se esses sites de reclamação realmente funcionam, pois nunca precisei usar. Na verdade, nunca tive um grande problema com compras em lojas virtuais.

Efetuo compras constantes em sites como Comprafacil, Extra, Americanas, Shoptime, Walmart. Comprafacil e Americanas possuem a eterna reclamação de atraso na entrega. Quando entregam. Shoptime (do mesmo grupo Americanas), falha de entrega, produto avariado e produtos com defeito de fabricação em marcas próprias. Wal Mart e seu Sac deficiente e por aí vai.

Walmart foi minha primeira aquisição mal-sucedida: um jogo de panela de inox. Comprei o jogo de panelas em inox e cabo inox e me mandaram de cabo preto. Fora que entregaram em outro edifício de minha rua. Sorte que o porteiro de lá veio me entregar aqui, senão seria mais um problema. Voltando aos cabos, foram uns 3 meses para conseguir a troca, entre coletar o errado e mandar o certo. O que me decepcionou na verdade não foi a sucessão de erros de logística. Foi o fato de tentarem me enganar: vender um produto que não tinha no estoque e mandar outro, de qualidade inferior, achando que está tudo bem. Traumatizou.





Melhor experiência, sem dúvidas, se chama Extra. Até hoje o que mais comprei e que nunca decepcionou. Entrega sempre antes do prazo, tudo arrumadinho e nenhum defeito até agora.

 



Com relação ao Americanas, um dos campeões de reclamações de todos os tipos, também não deixou a desejar. Já comprei livros, Ar-condicionado, geladeira. Sempre tudo entregue no prazo e em perfeitas condições. Já o Shoptime, um pouco diferente. Minha primeira compra neste site foi um simulador de caminhada para minha mãe. Produto chegou bem antes do prazo estipulado, mas a embalagem estava aberta. Ainda bem que era um produto resistente, senão teria vindo quebrado. A segunda experiência, um porta retrato digital, foi a mesma coisa. Embalagem amassada e cheia de poeira. Minha terceira e talvez última tentativa, foi um conjunto promocional de Jogo de Jantar Ônix + Faqueiro La Cuisine. Desta vez, para minha surpresa, tudo muito bem embalado. O problema foi a qualidade. Uma das colheres do faqueiro apresentou defeito de fabricação no inox após duas semanas de uso. Digo que talvez volte a comprar porque o Sac está sendo muito eficiente. Recebo boletim de como anda meu processo periodicamente por e-mail. Poucos dias após minha reclamação, o Correio veio coletar o faqueiro para levar para análise. Resta saber se vou receber de volta. Estou na expectativa.

     


Confesso que em minha última aquisição no Comprafacil, fiquei com medo, pois não tinha visto as reclamações na internet. Era um produto razoavelmente caro e artigo de primeira necessidade que não podia de maneira nenhuma atrasar para chegar: a cadeira de carro da Maria Luísa. Sim, eu poderia ter comprado antes. Mas... eles também tem o dever de entregar não é mesmo? Estresse por antecipação a parte, a cadeira chegou no ultimo dia do prazo, embalagem intacta e de brinde quatro carrinhos Hot Weehls e um baralho de Uno. Logo, não tenho reclamação nenhuma. Ganhamos diversão, carrinhos para a filhota brincar e economizei um bocado com um descontão que ganhei na cadeira dela. Sem dúvidas, uma das melhores cadeiras e de maior custo benefício que existe. Mas isso é assunto para outro post.

Beijinhos!



3 comentários:

  1. eu também já comprei no Extra, Walmart e Americanas, todos foram bem eficientes...comprar pela internet tem muita comodidade. Embora em alguns casos isso se transforme em dor de cabeça...

    Jana

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando teu blog Dona Mi! Bem legal essas doquinhas! Esses tempos comprei no Submarino e me estressei bastante. Na verdade, a compra foi um presente pro meu namo que chegou rasurado! Sabe o que é pior? Reclamei e não fizeram NADA! Ficaram de me dar retorno em alguns dias úteis e já se passaram mesas. Conclusão: nunca mais compro nesse site!
    Beijo e parabébs pelo blog!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mi, tudo bom?

    Vou contar um caso tb, que minha irmã passou ...
    em novembro de 2010 ela comprou um ar condicionado na Walmart e chegou o verãozão, e nada do ar condicionado. ligou pra lá para cancelar e informaram que o produto já tinha entregue :/, entregue aonde? :/ . Liguei pra lá e não sabiam de nada, liguei pra transportadora e estava lá com eles ainda. Maior da bagunça!!!
    Depois de uns meses perdemos a paciência e fomos no PROCON. Nos informaram que o Walmart entraria e contato para resolver o nosso problema. Ontem, 17/05/11) eles devolveram o dinheiro total da compra que minha irmã fez.
    Finalmente, depois de sete meses o problema foi resolvido! \o/

    beijo Mi
    to amando o seu blog.
    beijo na gostosa também =**

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui no meu cantinho!
Vou amar se você deixar um recadinho viu?

Beijinhos!