sexta-feira, 6 de maio de 2011

Busca pela qualidade de vida

Costumo ler as notícias do site G1 quase que diariamente. Mas ontem me deparei com uma que considerei especial (e um tanto curiosa).
Uma brasileira de Resende-RJ pode ser a mulher mais velha do mundo. Dona Sebastiana completou 116 anos em 03 de maio último.
A mulher considerada mais velha pelo Guiness seria uma americana de 115 anos.




Dona Sebastiana é lúcida. Conversa e canta. É muito querida pelos funcionários do asilo onde mora. Lugar em que chegou por conta própria, quando viu que não tinha mais condições de cuidar de si própria sozinha. Sozinha? Sim, sozinha. Ela não teve filhos e não tem família. Casou, mas fugiu do noivo na noite de núpcias. E desde então não teve mais marido ou companheiro. É feliz e não leva desaforo para casa. Se alguém fala algo e ela não concorda, retruca na hora.


Toda esta longevidade me fez pensar: o que nós estamos fazendo hoje para que possamos chegar pelo menos perto disso? E com qualidade de vida, como é o caso desta senhora?


Será que estamos cuidando bem do nosso corpo e de nossa mente? Cuidando de nosso corpo nos alimentando de maneira correta, fazendo exercícios físicos? E de nossa mente? Será que estamos alimentando-a de maneira correta? Será que estamos absorvendo coisas boas, aprendendo o que nos engrandece, amando o que realmente devemos amar?

Talvez o segredo da longevidade da D. Sebastiana seja o fato de ela não engolir sapos. Já experimentou contar quantos sapos engolimos por dia? Desde girinos até sapos-boi?

Não há como saber o segredo dela. Apenas cabe a cada um de  nós cuidar do nosso corpo e da nossa mente.

Não estou fazendo papel de boa samaritana, afinal, exercício físico eu detesto. Mas venho tentando mudar alguns hábitos ruins. A gravidez me fez melhorar bastante meu cardápio e mudar alguns hábitos. E alguns bons hábitos perduram até hoje: comer melhor e diversas vezes ao dia, não exagerar nas bebidas, ingerir bastante água, tentar manter a ansiedade sob controle, extravasar mais minhas emoções... entre outros.

Tento manter minha mente ocupada a maior parte do tempo. A melhor maneira de mantê-la sadia e sem pensar besteiras é não deixa-la ociosa. Leio, leio muito. Converso. Estou sempre com pessoas. Procuro coisas boas, como esta reportagem, para ler. E agora...escrevo!

Demonstro mais meus sentimentos, e recebo de volta. Amo, quando quero. Beijo quando quero. Tento abraçar o máximo que posso. Tento não engolir sapos e não me obrigo mais a ser agradável e querida com quem não merece.

E você? O que faz para melhorar sua qualidade de vida?

Beijinhos.

Fotos: Giovana Sanchez/G1

2 comentários:

  1. Fiquei com uma dúvida...
    Fugiu do marido na noite de núpcias, nunca teve outro marido e nem filhos, certo?
    Além da mulher mais velha do mundo, ela também seria a virgem mais velha do mundo?

    ResponderExcluir
  2. Pois é... vai saber!!!!
    Em nenhum lugar consta se o ato foi consumado ou não!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui no meu cantinho!
Vou amar se você deixar um recadinho viu?

Beijinhos!