segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Itens indispensáveis para se ter na cozinha

Meus posts sobre receitinhas ser os mais “populares”. Ficando atrás somente dos com relação a maternidade rsrsrsrs

Nhoque de forno. nham!



Como sei que boa parte das minhas leitoras estão começando a se aventurar na cozinha (gente, eu ainda não tenho 3 anos de experiência viu?), resolvi fazer este post com algumas dicas de utensílios que NÃO PODEM FALTAR NUNCA na cozinha de principiantes como nós. Principalmente  se você é como eu: total falta de habilidade no olhometro.

Isto me remeteu ao final de semana que fui visitar as tias do meu marido em Ituporanga (Barra Nova, interior). Morri de raiva de uma delas que falou com a maior naturalidade que tinha umas 50 receitas de biscoito e bolo de cor na cabeça.

A outra foi fazer um bolo que parecia uma tragédia: pegava a farinha com a mão, jogava  na bacia de qualquer jeito, misturou mais de qualquer jeito ainda. Era uma coisa aquela farinhada espalhada pela cozinha toda. Resultado: quase morri de tanto comer um bolo delicioso, tenro e gigante de tanto que cresceu. Derretia na boca. E eu? Eu sou aquela que mora na cidade e fica agoniada na frente do forno rezando para que o bolo cresça e permaneça grande, por favor! Que inveja.

Juro que depois deste dia eu desencanei. Parei de pensar no “será que vai dar certo” . E não é que as coisas começaram a dar certo mesmo? Seríssimo isso.

Massss, como não sou boba nem nada, não deixo de lado meu apetrechos. Faço as coisas desencanada, mas tudo medidinho certinho viu (ai quanto inho, credo.)

Para isso, (voltando finalmente ao foco deste post), vou listar para vocês amigas (e amigos) os artigos que considero INDISPENSÁVEIS na cozinha:

Vamos lá:

a) Copo medidor


Artigo indispensável com certeza.  Quando a receita utiliza mL como unidade de medida é uma mão na roda.

b) Colheres de medida

Nossas colheres não possuem  tamanho padrão, por isso é importante ter a colher de medida. A minha colher de sopa pode ser maior ou menor do que a sua colher de sopa, saca?

c) Xícara medidora


Importantíssimo, pois vale a mesma regrinha das colheres. O volume das xícaras de chá varia muito. E outra: como faz para medir 1/3 de xícara? Melhor ter a xícara medidora hehehehe

d) Balança


Não precisa ser de precisão. Uma de R$1,99 já quebra o galho. Quem nunca se viu arrancando os cabelos para medir 300 gramas de farinha de trigo?

e) Espremedor de batata


Uma mão na roda, principalmente se você é como eu: muito escondidinho e muito nhoque de forno. Haja braço para amassar bem o aipim ou a batata.

f) Espremedor de alho


Se tem algo que eu detesto é picar alho. Ou amassar alho. Ou triturar alho. AMO comer alho mas detesto manuseá-lo. O espremedor quebra o galho. Na embalagem destes espremedores diz que eles tem 5 funções, mas ainda não consegui descobrir nem testar todas rsrsrs

g) Fouet


Também chamado de batedor de claras. É uma mão na roda pata bater massa leve de bolo. Ou os ovos da carbonara, ou aquela clara em neve rapidinha. Às vezes só de pensar em tirar batedeira da caixa, montar, e depois limpar tudo, desanima de fazer a receita. O fouet faz bem o papel. É rápido de bater e o resultado é ótimo. E lógico, sem fazer muita sujeira #elasama

h) Ralador


Mesmo que você tenha um multiprocessadorquepicatudupolishoptabarajaseilaoqueeition, vamos combinar que é um abuso usar só para ralar uma cenourinha. Aí o nosso ralador simples dá conta do recado. É ótimo para ralar cenoura e queijo também #ficadica.

i) Descascador e boleador


E por último e não menos importante o artigo multifunções : ele descasca, rala e é boleador. Como? Nunca usei o boleador. É a pontinha redondinha. Muito usada para fazer aquelas bolinhas de fruta que decora os pratos.
Uso mesmo para descascar legumes:batata, cenoura, abobora, etc etc. Ele tira facilmente a casca bem fininha, evitando desperdício.
Também uso como ralador, quando quero tiras de cenoura por exemplo. É ótimo para fazer lasanha de legumes. Já usei, inclusive para fatiar queijo. Multifunções.

Tudo que mostrei aqui foi do mais simples e barato. Facilmente encontrado em lojas de R$1,99. Na Milium você  encontra tudo.Lógico né, lá tem de tudo!!!

Trata-se de utensílios super simples mas que ajuda um bocado no dia a dia culinário.

Então é isso minha gente. Espero que tenha ajudado.

Beijinhos.

Mi

Fotos: Reprodução

2 comentários:

  1. Adorei as dicas!!!!!!!

    Alguns itens eu tenho; outros, vou correr atrás.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver os itens que indica, estou precisando de alguns hehe..
    Beijos, Gabi

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui no meu cantinho!
Vou amar se você deixar um recadinho viu?

Beijinhos!