sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dicas para engordar menos no fim de ano

Encerramento, amigo-secreto, natal, ano novo, churrasquinho da galera e por aí vai.

Cada encontro ou comemoração é a mesma coisa: uma orgia alimentar.

Como somos humanos e filhos de Deus, nada mais justo que aproveitemos.

Porém, o complicado é separar o “aproveitar” do “meter o pé na jaca”.

Lendo os blogs e sites por aí, achei uns macetes muito legais que podem nos ajudar a manter o corpo em ordem, engordando o mínimo possível nesta época. Porque cá entre nós, não engordar é impossível. É sub-humano!

Aí vão as dicas. Vamos testar e ver se funciona. Cheers!




10 dicas para não engordar nas festas de fim de ano
Com as escolhas certas, é possível manter o peso sem passar fome (ou vontade)



A menos de um mês para a ceia do Natal, já existem mulheres se preocupando em como não perder o esforço da dieta do ano durante a semana que começa com a troca de presentes e termina no Ano-Novo. É claro que nem sempre é possível resistir às tentações, mas se render a todas elas pode aumentar mais de um quilo em apenas sete dias.
Não é preciso contar calorias, pontos ou passar fome nos momentos de comemoração. Com alguns cuidados simples e escolhas inteligentes, é possível desfrutar do clima de festa sem deixar o prazer de comer de lado ou ficar com peso na consciência no dia seguinte.
Confira as 10 dicas para não engordar nas ceias de fim de ano e aproveite o Natal sem culpa.

1# Não vá para a festa de estômago vazio

É comum que as mulheres que não querem engordar passem o dia todo consumindo apenas água para compensar os exageros na ceia. Esse comportamento, no entanto, traz mais malefícios que benefícios à silhueta.
Agindo dessa forma, você chega à festa com fome e já começa a extrapolar o permitido nos aperitivos. Por isso, alimente-se com refeições leves durante o dia, preferindo sopas e saladas para as refeições principais.
Antes de sair de casa, faça um lanche saudável com cereais integrais e fibras. Assim, você não acumulará tantas calorias na comemoração, evitando o acúmulo de gordura à noite, quando o metabolismo fica naturalmente mais lento para fazer a digestão.

2# Evite os petiscos

Se você vir bandejas com frutas secas e patês cremosos antes da ceia, fuja delas. Exagerar nesses aperitivos restringirá a porção que você poderá comer na refeição principal.
Para driblar a fome, prefira os palitos de cenoura e pepino, que podem ser acompanhados de molho de iogurte.

3# Brinde com moderação

Não é novidade que bebidas alcoólicas são ricas em calorias, pobres em nutrientes e ainda ajudam a estimular o apetite. Por isso, na hora do brinde, escolha versões menos calóricas, como o vinho e o champanhe, e se limite a dar apenas um gole ou, então, tome apenas uma taça.
Evite consumir coquetéis e outros drinks enquanto estiver comendo. Nesse momento, prefira ingerir água ou refrigerante zero, que possui menos calorias.

4# Faça boas escolhas à mesa

Entre tantas opções deliciosas expostas na mesa, fica difícil escolher qual colocar no prato. Observe todo o cardápio e comece a escolher as versões mais magras de cada grupo de alimentos.
Entre as carnes, por exemplo, prefira o peito do peru ou chester, que possui menos gorduras que a coxa, a vitela, o porco ou carneiro. Além disso, pratos assados ou grelhados devem ser a opção de quem quer ficar com a silhueta em ordem.
Assim, fuja das frituras, molhos densos ou cremosos, farofa preparada com muita manteiga, queijos amarelos e porções gordurosas.
Em contrapartida, não deixe os legumes e frutas de fora da refeição.

5# Coma devagar

O segredo para comer menos é pegar pequenas porções ao se servir e degustá-las com calma, mastigando bem. Dessa forma, a sensação de saciedade virá antes de você conseguir repetir, o que eliminará boa parte das calorias que seriam ingeridas.
É importante não se alimentar por impulso, esquecendo-se do esforço durante todo o ano para enxugar a silhueta. Por isso, antes de repetir, veja se realmente ainda está com fome ou se é apenas vontade de comer.
Aquelas que consomem a refeição muito rápido terão uma digestão mais demorada e deixarão de aproveitar o alimento como se deve.

6# Não exagere na sobremesa

As opções de sobremesa da ceia, em geral, são ricas em creme de leite e leite condensado que, além de serem calóricas, ainda demoram mais para serem digeridas pelo organismo, favorecendo o acúmulo de gordura.
Por isso, prefira as versões feitas com frutas, iogurte ou leite desnatado. Abacaxi, damasco, laranja e melancia, que são ricos em água, poupam ainda mais calorias. Porém, se for muito difícil resistir ao pudim ou à torta de nozes, pegue pequenas porções e não repita o prato.

7# Concentre-se na conversa

Em vez de ficar à beira do buffet se lamentando por não comer mais, concentre-se em outras situações que estão acontecendo ao seu redor. Aproveite para colocar a conversa em dia com suas primas, conhecer aquele amigo novo da família ou brincar com as crianças.
Assim, você esquece a comida e ainda aproveita a noite em boa companhia.

8# Não leve sobras para casa

Em geral, as ceias costumam ser tão fartas que muita comida sobra para o dia seguinte. Se alguém oferecer uma porção para você levar para casa, recuse. Do contrário, todas as calorias poupadas na noite de Natal serão ingeridas durante a semana, prejudicando a dieta.
Aproveite o espírito das festividades e ajude quem precisa, doando o que restou para casas de caridade, que provavelmente tiveram uma noite menos abundante.

9# Escolha ingredientes mais saudáveis

Se você for a responsável por algum dos pratos da ceia, ajude a cortar não apenas as calorias de sua refeição, mas também a deixar o cardápio mais saudável. Assim, substitua metade da farinha refinada de uma receita pela integral. O mesmo vale para o açúcar comum, que pode ser trocado pelo mascavo.
Evite ainda produtos industrializados, preferindo sempre as versões frescas.
No caso do leite, experimente o desnatado. Já a nata pode ser substituída por dois iogurtes naturais com farinha. Assim, além de eliminar gordura saturada, você também diminui o risco de doenças cardiovasculares em seus familiares.
Se o prato for frito, escolha os óleos 100% vegetais, como o de girassol, que são mais nutritivos e preservam o sabor dos alimentos. No entanto, se for possível assar em vez de fritar, será melhor.

10# Não se renda à preguiça

Apesar da correria e do cansaço nos dias entre o Natal e o Ano-Novo, não deixe a atividade física de lado. Continuar a se movimentar, nem que a caminhada substitua a corrida diária, é fundamental para ajudar a controlar o peso e manter o pique para quando o treino recomeçar para valer. Lembre-se de que o sedentarismo não é aliado da boa forma.
Além disso, não deixe de tomar bastante água. Ela vai ajudar a desintoxicar o corpo de todas as gorduras consumidas, regulando o intestino e mantendo o organismo hidratado.
E, quando as festas de fim de ano acabarem, aproveite para repor as energias perdidas com boas noite de sono. É esse descanso que libera as substâncias que ajudam a controlar o apetite e ainda fortalecem o corpo para que você comece bem o ano.
Assim, você poderá cumprir todas as promessas de Réveillon, inclusive a de emagrecer.

Beijinhos
Mi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ter você aqui no meu cantinho!
Vou amar se você deixar um recadinho viu?

Beijinhos!