terça-feira, 12 de julho de 2011

Alerta: O perigo da maquiagem vencida

Há algum tempo li uma reportagem no O Globo sobre o quanto nós mulheres somos desligadas com de um assunto muito importante: o prazo de validade de maquiagem.
Dermatologistas afirmam que maquiagens com prazo de validade vencido podem causar irritação, alergias, bolhas, dermatites de contato e conjuntivites. Em alguns casos até o herpes pode ser contraído.
Uma pesquisa feita  na Inglaterra mostrou que 89% das mulheres não sabem que a maquiagem tem  data de validade ou não se preocupam com os riscos de usar produtos vencidos. Outra, feita aqui no Brasil, indica que 15% das mulheres têm problemas recorrentes nos olhos por causa da maquiagem vencida.


Aproveito para listar o prazo de validade aproximado dos produtos que mais usamos:

a) Sombra e blush: Costumam ter uma validade de 18 a 24 meses, mas muitas mulheres usam o mesmo produto por até dez anos. Jogue a maquiagem fora se ela mudar de cor e de textura ou se aparecerem pontos brancos, verdes ou cinzas, que indicam a presença de fungos.



b) Batom: Dura até dois anos, em média. O batom vencido pode deixar os lábios ressecados, causar bolhas ou causar uma espécie de queimadura na boca e no seu entorno.



c) Rímel/máscara: A validade destes produtos é pequena, geralmente de 4 a 6 meses. Farelos, mudança de cor ou ressecamento da tinta indicam que este produto está estragado. Não vale adicionar água ou óleo no tubo para prolongar a vida da maquiagem. Isto só aumenta a proliferação de bactérias.



d) Perfume: Você tem mania de colecionar perfumes? Pois saiba que estes produtos duram, em média, três anos. Se ficarem guardados no banheiro, sua vida útil pode cair pela metade.



e) Pincéis: Poucas mulheres têm o hábito de lavar os pincéis periodicamente. O problema é que eles podem virar o lar de vírus e bactérias de diversas doenças como a herpes. Os pinceis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente (dependendo da frequência do uso) com água morna e sabão neutro, o excesso de água deve ser retirado com papel ou toalha e eles devem secar ao ar livre.


Alarmei-me um pouco ao ler estes dados. Fui correndo até minha nécessaire e confesso: estava quase tudo vencido. Chorei. Tinha produtos caros lá :(
Com esta história de não trabalhar mais fora e não ser mais baladeira (risos), passei a usar bem menos maquiagem. Logo, os produtos venceram bem antes de chegar à metade. Base, pó compacto, diversos batons.

Agora estou em um processo de refazer a minha nécessaire. Só que desta vez, as aquisições serão diferentes: cortei produtos caríssimos de minha lista. Meu desafio está sendo montar uma necessaire relativamente barata, mas que dê conta do recado. Já testei diversos produtos e vou dividir com vocês minhas experiências.  Assuntos para outros posts.

Beijinhos. E boa semana! ;)

PS: Vale lembrar que maquiagem não deve ser emprestada. Pois, se com uso de uma única pessoa a proliferação de fungos já é imensa, imagine com o de várias pessoas.  Fica a dica!

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom ter você aqui no meu cantinho!
Vou amar se você deixar um recadinho viu?

Beijinhos!